Imóvel na Planta, Investir com sucesso

27/06/2019 08:33
Imóvel na Planta, Investir com sucesso

Comprar imóvel na planta, importante analisar, PRODUTO, VALOR E INCORPORADORA. É essencial que o produto imobiliário seja melhor que os concorrentes da mesma categoria, isto é, .....

Comprar imóvel na planta , três fatores importantes a serem analisados 

1- PRODUTO .

É essencial que o produto imobiliário seja melhor que os concorrentes da mesma categoria, isto é,  não adianta comparar apartamentos de 3 dormitórios com 74 m² com 2 dormitórios de 47m² Você tem que focar nos produtos que tem vantagens muito claras em relação aos concorrentes novos e usados porque quando for desinvestir, todas as vantagens serão usadas para convencer o próximo comprador de que ele está fazendo o melhor negócio. Bons imóveis possuem mais liquidez, que é o nome dado à facilidade de se vender um bem, e ela faz toda a diferença na rentabilidade.

  • Localização: verifique o acesso ao imóvel, qualidade das ruas, presença de praças, padarias, escolas, estações de ônibus/metrô, segurança e iluminação do entorno. Prefira imóveis que tenham boa distância de cadeias, estações de tratamento de esgoto, depósitos de lixo ou eventos que incomodem o sossego do futuro usuário;
  • Acabamentos: peça um “memorial descritivo” da obra para saber que tipo de acabamento será colocado não só na parte interna, mas nas áreas comuns como hall, salas de estar, salão de festas. Veja se as cerâmicas e os metais são de primeira linha, as pedras de qualidade e bom gosto, peça vistas 3D para poder comparar com o final da obra. Se a construtora prometeu mármore na bancada do salão de festas pelo memorial descritivo e colocou granito (de preço inferior), você deve exigir a troca antes de assinar o termo de recebimento;
  • Planta/Layout: veja a disposição dos cômodos se agrada o público alvo que a unidade foi desenhada. Plantas com pouco corredor indicam que o arquiteto pensou bastante quando foi desenvolver o projeto. Ambientes diferentes como escritório, adega, lareira ou varanda com churrasqueira podem fazer a diferença. Fachada e equipamentos e espaços de uso comum (como piscina, sala de ginástica,brinquedoteca, etc.) são avaliadas nesta fase. Lembre-se que seu imóvel não precisa ter todos os itens, apenas ser mais atraente que os concorrentes.Neste quesito vale lembrar que apartamentos em andares altos e apontados para o norte/leste (sol da manhã) são mais valorizados que os demais.

2-PREÇO

Geralmente quase sempre ja temos tabela de lançamento e condiçoes especiais.

Mas o fator preço   vai exigir que você pesquise os preços médios da região que pretende investir e, depois, partir para uma negociação com a incorporadora vendedora. Seu objetivo é fazer uma proposta com valor mais baixo que o mercado. A diferença entre o preço que você vai ofertar e o valor médio do mercado vai servir de gordura para absorver riscos. No caso de , INVESTIDOR.

Negocie e PEÇA DESCONTO, você precisa chegar em um valor que te dê segurança em relação ao mercado. Quanto? Pelo menos de 20% a 30%. Parece impossível ? Impossível vai ser ter algum lucro se você não conseguir um desconto… Converse com quem toma a decisão, muitas vezes o corretor que te atende não tem poderes para aceitar sua proposta, peça para falar com o gerente de vendas ou de incorporação da empresa. Peça o dobro para conseguir metade, tente retirar ou abaixar multas e taxas no contrato como “brinde” para fechar o negócio.

Lembre-se, cada centavo economizado vai aumentar seu retorno em igual proporção. O fator preço é o mais difícil filtro de investimento.

3-INCORPORADORA

Tão importante quanto o produto e o preço é quem é responsável pelo empreendimento. O Incorporador que é o responsável por organizar e vender o lançamento e você tem a Construtora de fato, que é quem vai executar a obra. Um outro agente que participa no processo é o corretor de imóveis, mas que não possuirá responsabilidade tão grande quanto aos outros dois mencionados. Aquele que você tem que ter mais preocupação é o Incorporador/Empresa Incorporadora, ela é a responsável legal pelo empreendimento. Em muitos casos a construtora e incorporadora é a mesma empresa e por isso as pessoas confundem os papéis. Na prática, se a incorporadora for séria e a construtora for desonesta (ex. atraso de obra, má qualidade), a incorporadora pode substituir a construtora e reparar o prejuízo. Se a construtora for séria e a incorporadora for de caráter duvidoso, você estará encrencado…

Faça uma análise da incorporadora em 3 esferas:

  • Técnica: visite outros empreendimentos executados para garantir a experiência e competência nesse tipo de negócio. Peça uma cópia do “memorial de incorporação” para conferir se o empreendimento que você quer investir está devidamente registrado no cartório de imóveis. Se não estiver, não assine nada e não coloque um centavo no negócio;
  • Financeira: assim como ela vai checar o seu histórico, verifique o crédito da incorporadora no SERASA, SPC ou outro serviço de consulta de crédito . Empresas saudáveis financeiramente tem muito menos risco de não entregar o que prometem.  Se ela estiver com problemas com bancos ou valores consideráveis, fique fora do negócio. Com oCNPJ da empresa em mãos (deve ser o mesmo do memorial de incorporação!). 
  • Administrativa: A incorporadora precisa te passar uma percepção de organização ao fazer negócio, veja se os documentos são bem escritos e o discurso coerente. Fale com atuais clientes, veja a reputação em redes sociais (FanPage no Facebook) e sites especializados como o ReclameAqui, Procon, ou simples busca no Google.

Se você checou os 3 fatores (Produto+Preço+Incorporadora) e a sua oportunidade passou em todos eles, você fará um investimento com baixo risco e bom potencial de ganhos!

Conhecendo Incorporadora /construtora SBS Empreendimentos

Desde 1996  em Porto Velho ( 22A e 1M), já entregou  os seguintes condomínios: Neoville, Deville, Montville, Anamatos, Paris, Atenas, Roma, Mônaco, Torres de Espanha ,Torre de Italia , Green Park ( Torre 1,2e 3  ). Esttamos com Lançamento da  T Premiun   e em Breve VIDA BELLA.  Com seu crescimento em Porto Velho ela  assumi o compromisso de cuidar dos investimentos de seus clientes, unindo prazo de entrega e  excelente acabamento.

 

 

 

 

 

Comments